O que você precisa saber para investir na Bolsa de Valores

Aplicar dinheiro na Bolsa de Valores é um assunto que pode gerar medo até nos investidores mais experientes. Muitas pessoas acham que esse tipo de investimento é um jogo arriscado, mas não precisa ser assim. Saiba que se você quer multiplicar o seu patrimônio e conquistar a tão sonhada independência financeira, precisa começar a investir em ações. Ainda mais agora, com a queda da Selic. O mercado de ações tende a ficar mais aquecido, mas por outro lado, a rentabilidade da renda fixa despenca a cada dia.

Investir na Bolsa de Valores é uma das melhores maneiras de conseguir rentabilidade nos seus investimentos. Pode parecer complicado no início, mas se você procurar informações e traçar uma boa estratégia, com certeza terá um futuro tranquilo e confortável, livre de preocupações com as suas finanças. Por isso, se você quer dar o primeiro passo nessa jornada da renda variável, esse post é para você. 

Como começar a investir na Bolsa de Valores

Já imaginou se tornar sócio das maiores empresas do país? Pois saiba que isso é possível! É através da Bolsa de Valores que você, pessoa física, consegue virar acionista de grandes negócios. Mas ao pensar em investimentos, logo a surge a dúvida: devo investir com o meu banco, ou com uma corretora de valores? Eu expliquei nesse post como escolher a melhor opção.

Posso adiantar que as taxas dos grandes bancos costumam ser altas, o que pode comprometer parte do seu patrimônio a longo prazo. Desse modo, antes de qualquer coisa, você precisará da ajuda da corretora de valores, que é quem irá fazer o intermédio entre você e o mercado. Tudo o que você precisa para abrir uma conta é o seu celular e internet. 

Eu fiz um vídeo para o meu canal do Youtube falando um pouco mais sobre a Bolsa de Valores e respondendo a 4 perguntas. Se você quer aprender mais sobre esse tipo de investimento, é só assistir.

Elabore a estratégia

Na hora de aplicar seu dinheiro, é importante conhecer as estratégias. Existe uma forma de investir na bolsa focando em dividendos. Nada mais é do que comprar ações de determinada empresa e receber uma participação nos lucros, já que você será um acionista dela. Esses pagamentos podem ser mensais, trimestrais ou anuais e não existe regra em relação a isso. 

Existe uma estratégia chamada Buy and Hold que, como o nome diz, é comprar a ação de uma determinada empresa e ficar com ela na carteira por muitos anos, aproveitando os dividendos. Outra estratégia conhecida é o Swing Trade, que consiste em comprar as ações de uma empresa quando ela estiver em baixa e vender logo após, por um preço maior do que o que você comprou, quando ela estiver em alta.

Se você acha que a Bolsa de Valores é composta somente por ações, saiba que também existem os Fundos Imobiliários, que apresentam grandes possibilidades de ganho. Nesse tipo de investimento é distribuído 95% do lucro, todos os meses, para os acionistas.  Embora as empresas tenham maior tendência a valorização, os Fundos Imobiliários possuem grande potencial de pagamento de dividendos. 

Se você quer saber a minha opinião sobre essas estratégias, eu disponibilizei um livro digital, que é um guia super completo com 7 passos para investir na Bolsa de Valores, porque acredito que todos precisam aprender a aplicar em renda variável. Ainda mais no cenário atual da economia brasileira, onde a renda fixa não é mais uma boa opção. Para fazer o download gratuito deste material, é só clicar aqui.  

Avance para a ação

Eu costumo ter em mente que investir em uma empresa é realmente se tornar sócio dela. Sendo assim, é extremamente importante saber como vai a saúde financeira dessa instituição antes de investir, afinal, o crescimento dela também é o crescimento do seu dinheiro. Para te ajudar a encontrar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores, existem os relatórios dos analistas profissionais, onde você pode consultar os números das empresas e decidir se vale a pena ou não colocar seu dinheiro nela. 

Sempre digo que estudo é o melhor investimento. Portanto, antes de investir vá sempre atrás do máximo de conhecimento possível. Hoje em dia através da internet conseguimos muita informação, mas é importante prestar bastante atenção no conteúdo que você consome. Siga sempre educadores financeiros em quem você realmente acredita e se identifica, pois quando o assunto é finança, não existe um só caminho. Por isso, existem muitas opiniões conflitantes por aí.

Quer saber o segredo do sucesso nos investimentos? É a constância. Portanto, é muito importante que você estabeleça uma rotina, poupando e investindo todos os meses. Quando começar o mês, estabeleça quanto irá aplicar, e assim que receber o seu salário, transfira a quantia do investimento para a conta da corretora. Faça disso um hábito e você vai ver o seu patrimônio crescer cada dia mais.

Mulher segurando o dinheiro para investir na bolsa de valores.
Investir na Bolsa de Valores é uma das melhores maneiras de aumentar seu capital. 

Analise seus investimentos

Investir em renda variável é o melhor caminho para multiplicar o seu capital, mas para obter o maior lucro possível é preciso estar sempre atento às notícias e novidades do mercado financeiro. Não adianta fazer a aplicação e deixar lá parada para sempre. Lembre-se que cuidar do seu dinheiro é cuidar do seu futuro!

Pelo menos a cada dois anos eu reviso as minhas posições. Isso é extremamente importante, pois o mercado de investimentos muda constantemente. Há alguns anos, por exemplo, a renda fixa gerava um lucro de 1%. Hoje em dia isso não é mais uma realidade. O que faz com que até os investidores mais conservadores queiram entrar no mundo da renda variável. Por isso é importante estar sempre por dentro da realidade do mercado, ou você irá perder dinheiro.

Conclusão

Você não precisa ser milionário para investir na Bolsa de Valores. Muito pelo contrário! O Brasil está passando por um cenário econômico inédito, que pode ser positivo ou negativo para o investidor. Por isso, é importante que você estude e entenda suas necessidades, para investir de maneira inteligente e garantir seu futuro o mais rápido possível, já que depender da previdência hoje em dia não é a melhor opção. 

Para te ajudar a investir melhor, eu desenvolvi o Lucro S.A., que é a sigla para Sociedade Anônima. Este é o maior projeto da minha vida! O foco é mostrar para vocês as melhores e mais rentáveis alternativas do mercado. Você recebe conteúdo exclusivo por e-mail, como vídeos, planilhas e textos. Inscreva-se aqui para ficar sabendo quando eu abrir novas turmas.

E você, já investe na Bolsa de Valores? Me conta nos comentários.

Posts Relacionados

30

abr
Educação Financeira

7 filmes e séries para você desenvolver uma mentalidade enriquecedora

São tantos acontecimentos e notícias que, em alguns momentos, o melhor que podemos fazer é tentar relaxar a mente. Sendo assim, no post de hoje resolvi compartilhar algumas indicações de filmes e séries que vão ajudá-los não só a relaxar, como a criar uma mentalidade enriquecedora. Então, além de tranquilizar, essas obras trazem ótimas reflexões sobre nossas […]

Mulher ruiva com máscara para representar organização financeira em tempos de coronavírus

02

abr
Educação Financeira

5 dicas de organização financeira em tempo de Coronavírus

Os efeitos do Coronavírus são em todas as áreas possíveis, e não seria diferente nas nossas finanças. Sendo assim, resolvi compartilhar aqui algumas dicas pontuais sobre organização financeira para esse período. Sei que será bem complicado para muitas pessoas, e nem sempre essas dicas vão ser suficientes para salvar você do vermelho nas dívidas. Mas espero que,[…]