Investidor iniciante? O que você precisa saber sobre a Selic

Muitas pessoas não fazem ideia do que é a taxa Selic. Recentemente muito se falou sobre ela por atingir a menor Selic da história (5,5% ao ano). Mas, percebi que muita gente não compreendia quais eram as consequências disso.  E o mercado não se importa o suficiente para explicar para a população. Mas eu me importo. Já estive nessa posição. Por isso, trabalho diariamente compartilhando meu conhecimento com vocês. Seja aqui no blog, nos meus livros, redes sociais ou canal do Youtube. Sendo assim, resolvi explicar hoje sobre a taxa Selic, que é uma base para muitos tipos de investimentos. Quero todo mundo dominando esse tópico. Vamos lá! 

O que é e como funciona a taxa Selic?

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros. Ela é determinada pelo Banco Central e serve como referência para qualquer operação de juros (desde empréstimos até investimentos). Essa mesma taxa que torna financiamentos e prestações de compras a longo prazo mais caros para qualquer comprador é muito positiva para os investidores. 

Ou seja, isso significa que quando a taxa Selic está baixa, você paga menos juros pelo dinheiro que você pega emprestado. E também que a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa será mais baixa.

A referência para você saber se está fazendo bons investimentos é a taxa Selic. Os produtos financeiros oferecidos pelos bancos utilizam a CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é uma taxa equivalente à Selic. Então, se você ouvir Selic ou CDI, saiba que a porcentagem é praticamente a mesma e é definida pelo Banco Central. Esse valor é sua régua de comparação entre estar bem ou mal nos seus investimentos. 

Imagem de gráfico para representar oscilação da Selic.
Photo by M. B. M. on Unsplash

Vale a pena investir quando a Selic está baixa?

Muito tem se falado sobre a queda da Selic e várias dúvidas surgem a partir disso. Por enquanto, a expectativa é que em 2019 a Selic mantenha-se muito baixa. E isso é bom ou ruim? A princípio a notícia é muito boa. Isso quer dizer que o valor do dinheiro no tempo está mais barato. E sempre costumo dizer que a taxa Selic é o que baliza qualquer tipo de investimento. Até mesmo um empréstimo. Então, se você tem algum investimento que pague 100% do CDI – que é praticamente o valor da taxa Selic, é algo bom. Ou seja, abaixo disso, é um investimento ruim. 

Desse modo, a Selic em baixa só é relativamente ruim para investidores muito conservadores que investem apenas em renda fixa (ou no Nubank, por exemplo). Não quer dizer que vai perder dinheiro ou deixar de lucrar, apenas ganhar menos.

Muitos investidores iniciantes podem se confundir e achar que não vale a pena investir em renda fixa por conta disso. Mas, para você que vai começar a investir agora, é preciso entender a importância da inflação nessa tomada de decisão. O que faz a diferença para o investidor é a conta: Selic menos a inflação, o resultado é quanto você vai ganhar no investimento.  

Poupança x Tesouro Selic

O brasileiro gosta da poupança. Segundo a Anbima 88% dos brasileiros que têm algum dinheiro guardado investem na poupança… E apesar de ser bom que essas pessoas tenham algum dinheiro guardado, o que muita gente não faz, ainda é triste que só confiam em colocar o dinheiro ali. Ou pior, podem ainda não ter conhecimento de que há opções melhores.

O Tesouro Selic é frequentemente comparado com a poupança. Esse tema já virou até artigo lá no meu LinkedIn (clique aqui para conferir). A poupança rende dinheiro, mas tem uma rentabilidade muito baixa. E muitas vezes não superam nem a inflação. Ou seja, você acaba não conseguindo nenhum rendimento suficiente para aumentar o padrão de compras. Então, não vale a pena deixar seu dinheiro nela. O Tesouro Selic é um investimento mais seguro e mais rentável. Por isso mesmo, ele costuma ser o primeiro passo de um investidor.  E é muito recomendado principalmente para você deixar a sua reserva de emergência. Agora, para entender melhor essa comparação na prática, assista esse vídeo:

Investimentos Nubank

Para você que está começando (e até para quem já entende mais) o Nubank é uma excelente opção para guardar dinheiro. Assim, você já pode deixar de fazer parte do grupo de pessoas que colocam o dinheiro em poupança. Vou explicar melhor.

Uma das principais vantagens do Nubank é que ele investe seu dinheiro automaticamente em títulos públicos, que são extremamente seguros, com uma rentabilidade de 100% do CDI. Ou seja, você não precisa fazer nada além de abrir uma conta e colocar o seu dinheiro lá. Se a gente comparar com os grandes bancos, seria mais ou menos como se com as grandes instituições financeiras você precisasse pagar para deixar o seu dinheiro guardado. E com o Nubank, você recebe por deixar seu dinheiro lá. Já falei só sobre isso aqui no blog

É claro que, não podemos ter apenas um tipo de investimento. É importante diversificar. Mas para quem é iniciante nesse universo, o mais importante é começar. Aprender a poupar, criar uma reserva de emergência e colocar seu dinheiro para render.

Agora me conta, ficou mais claro o que é a taxa Selic e as consequências da oscilação dela? Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários.

Seu Comentário:

Posts Relacionados

31

out
Aposentadoria, Investimentos

Quais são os melhores fundos imobiliários para aposentadoria?

Você pode se aposentar muito mais rápido do que a aposentadoria do governo! Esqueça a reforma da previdência, você não precisa esperar os 30/35 anos de contribuição da aposentadoria pública. Hoje eu vou mostrar como você pode se aposentar em muito menos tempo, em 15 anos por exemplo, através dos investimentos do Mercado Financeiro. Os fundos imobiliários[…]