7 filmes e séries para você desenvolver uma mentalidade enriquecedora

São tantos acontecimentos e notícias que, em alguns momentos, o melhor que podemos fazer é tentar relaxar a mente. Sendo assim, no post de hoje resolvi compartilhar algumas indicações de filmes e séries que vão ajudá-los não só a relaxar, como a criar uma mentalidade enriquecedora. Então, além de tranquilizar, essas obras trazem ótimas reflexões sobre nossas relações com dinheiro, finanças e negócios. Sendo assim, permita-se sair um pouco da turbulência e fazer uma maratona no sofá da sua sala. 

A grande aposta

Esse com certeza é um dos filmes que todo investidor precisa assistir, é animal! Resumidamente, ele mostra como os personagens principais fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano em 2008, antecipando a “bolha imobiliária”. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar em 2016, incluindo melhor filme! Ou seja, vale a pena assistir. Além disso, você pode aproveitar várias sacadas do mercado financeiro. A Revista Exame até fez uma matéria com 6 lições sobre investimentos que dá para aprender com essa história. E, para quem não sabe, ela foi baseada no livro “A jogada do século”, do Michael Lewis; então, fica a dica caso você prefira a companhia da leitura.

O lobo de Wall Street

Um dos filmes clássicos do cinema que não só investidores, mas todo mundo precisa assistir.  Desse modo, se você ainda não viu, precisa incluir ele na sua lista. Nessa história, Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. O filme é bastante polêmico e sempre gera muitas discussões. Também recebeu cinco indicações ao Oscar e duas indicações ao Globo de Ouro, levando o de melhor ator – comédia ou musical para Leonardo DiCaprio. Enfim, minha recomendação é que você veja e tire suas próprias conclusões!

Até que a sorte nos separe

Um filme brasileiro para a lista! Tino, interpretado por Leandro Hassum, ganha na loteria. Mas em dez anos ele e sua esposa, Jane, gastam todo o dinheiro com uma vida de ostentação. Agora, ele terá que pedir ajuda a um consultor financeiro, que é o seu vizinho mal-humorado. Essa história ficou famosa no cinema, mas, na verdade, é baseada em um dos meus livros favoritos do universo financeiro, o “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” do Gustavo Cerbasi. Eu gosto bastante da obra e sempre recomendo nas minhas redes sociais. Então, divirta-se com os filmes (são três), mas leve em consideração a dica do livro que é muito enriquecedor, literalmente!

Billions

Agora se você quer uma maratona um pouco maior, fica a minha indicação da série Billions.  Ela gira em torno de um procurador federal que inicia uma investigação contra um bilionário poderoso, dono de uma empresa de investimentos, que pode estar envolvido com ilegalidades. Basicamente a série é um embate entre esses dois personagens principais, e o que posso dizer? O roteiro é espetacular, tudo muito alinhado e várias reviravoltas, bem complexo e intrigante. Ideal para quem quer algo que prende para assistir por algumas horas! São 4 temporadas já disponíveis na Netflix. 

Joy: o nome do sucesso

Joy é baseado em uma história real, da Joy Mangano, e fez muito sucesso no cinema. O filme mostra a vida de uma empreendedora divorciada, com dois filhos e que vive numa situação um tanto quanto complicada; ela ainda mora com seu ex-marido, sua mãe e seu pai (que também é divorciado da sua mãe). Mas o foco é em como essa jovem tão criativa inventa um esfregão de limpeza que se torna sucesso de vendas! Essa criação fez dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. Apesar de ter bastante foco no empreendedorismo, acredito que vale muito a pena conferir. Afinal de contas, uma história de sucesso como essa com certeza nos inspira a desenvolver uma mentalidade mais enriquecedora.

Madam C. J. Walker

Nesta série documental, conhecemos mais sobre a vida e história de Madam C. J. Walker, também empreendedora americana e ativista política e social. Mas, o que fez essa obra estar aqui, é que essa foi a primeira mulher que se tornou milionária nos Estados Unidos (por conta própria). A série também tem uma linha bastante motivacional para quem empreende ou possui algum projeto pessoal. Mas, ao mesmo tempo, ela traz vários insights sobre poder e finanças pessoais que inspira qualquer um. E acredito que, principalmente, as mulheres vão se sentir ainda mais motivadas a cuidar do próprio dinheiro, então, achei válido incluí-la nesta lista. É uma minissérie com apenas 4 episódios e que já estão disponíveis na Netflix.

O homem que mudou o jogo

Outro filme baseado em uma história real e ideal para quem quer mudar de vez a mentalidade. Nesse drama biográfico, baseado também em um livro, acompanhamos a história de Billy Beane, gerente de um time de beisebol, que precisa desenvolver um grupo competitivo. O único grande problema é a situação financeira da equipe. Então, para driblar isso, ele usa um dos recursos mais importantes para os investidores, e por isso minha escolha dessa obra para a lista: os dados. Através de uma análise estatística dos jogadores, ele consegue driblar os obstáculos que aparecem. Todo investidor precisa aprender a lidar com os dados. Mesmo que seja a longo prazo, precisamos nos habituar em acompanhar o mercado e interpretar os números. Só assim seremos capazes de fazer boas jogadas.

Gostaram das dicas de filmes e séries? Se você quiser fazer uma maratona literária, dá uma olhada nas minhas indicações de livros lá no meu LinkedIn. Aproveite e me acompanhe por lá e no Instagram, estou sempre indicando coisas novas. Agora é sua vez, qual filme ou série você indica para nos ajudar a ter uma mentalidade enriquecedora?

Seu Comentário:

Posts Relacionados

Mulher ruiva com máscara para representar organização financeira em tempos de coronavírus

02

abr
Educação Financeira

5 dicas de organização financeira em tempo de Coronavírus

Os efeitos do Coronavírus são em todas as áreas possíveis, e não seria diferente nas nossas finanças. Sendo assim, resolvi compartilhar aqui algumas dicas pontuais sobre organização financeira para esse período. Sei que será bem complicado para muitas pessoas, e nem sempre essas dicas vão ser suficientes para salvar você do vermelho nas dívidas. Mas espero que, […]