“Preciso de muito dinheiro para investir em ações?” Entenda!

Investir em ações é um assunto que costuma gerar insegurança nas pessoas. Muitos acreditam que para fazer investimentos na Bolsa de Valores é necessário juntar um grande valor, ou que só poderá fazer aplicações quando receber algum valor financeiro extra. Nós precisamos desmistificar isso, de uma vez por todas, porque a verdade é que o melhor momento para investir é agora

Principalmente se você é iniciante no mundo dos investimentos, investir em ações com pouco dinheiro pode ser uma boa opção, pois assim você arrisca uma parte menor do seu patrimônio, e ainda tem uma boa rentabilidade enquanto vai crescendo gradativamente e estudando para se tornar um investidor melhor. Quer começar, mas não sabe como? Separei algumas dicas para ajudar você a dar os primeiros passos: 

Por que investir em ações?

Nos últimos meses, com a queda da taxa Selic, os investimentos em renda fixa se tornaram pouco rentáveis. Em contrapartida, a Bolsa de Valores proporciona ótimas oportunidades com lucro bastante significativo. Por isso, investir em ações se tornou cada vez mais necessário e indispensável, para quem deseja multiplicar o seu patrimônio ao longo dos anos, mesmo que seja um investidor mais conservador.

Investir na Bolsa tem diversas vantagens, mas você precisa ter em mente que o valor das ações varia a cada minuto. Assim como se pode ter um grande lucro em poucos dias, podem ocorrer também algumas perdas momentâneas. Mesmo com muita oscilação, o investimento em ações ainda é uma ótima opção, se comparado com investimentos de renda fixa.

Procure uma corretora

O primeiro passo para investir em ações é procurar uma corretora de valores, pois elas serão o canal entre você e o mercado. São elas que processam as ordens de compra e venda, já que como pessoa física você não tem acesso direto aos investimentos. Hoje em dia existem muitas corretoras que não cobram a taxa de ordem e isso acaba facilitando bastante para o pequeno investidor.

Cada corretora tem o seu leque de investimentos, e as taxas também podem variar bastante. Por isso é importante que você faça uma boa escolha. Aqui no blog já existe um guia completo de como escolher a sua corretora. Vale a pena conferir para descobrir qual se encaixa mais no seu perfil e nos seus objetivos. Assim que decidir qual a melhor opção, você poderá fazer uma conta gratuitamente e ter acesso às suas ações através do aplicativo de celular. 

De quanto preciso para investir em ações?

A verdade é que não existe valor mínimo para investir na Bolsa de Valores. Existem no mercado ações que custam apenas centavos, e que podem acabar se valorizando com o tempo. Mas você deve ficar atento às taxas cobradas pela sua corretora, pois os custos operacionais podem inviabilizar os seus lucros. Nesse vídeo abaixo, eu mostro em números um exemplo prático sobre a diferença entre investir R$ 500,00 por mês, ou investir após conseguir juntar R$ 5.000,00. Você vai ver a importância de começar a aplicar o quanto antes, mesmo que não tenha uma grande quantia de dinheiro.  

Planejamento é essencial

O planejamento financeiro é algo muito importante para qualquer pessoa. Através dele, você consegue perceber para onde está indo o seu dinheiro, e os pontos em que pode melhorar. Se você é daquelas pessoas que investe um mês sim, outro não, pense que você está literalmente reduzindo pelo meio o seu patrimônio futuro. A constância é algo muito importante para o investidor. Na matemática básica, quanto mais você investir, mais irá lucrar. Certo? Portanto, vale a pena se planejar e repensar o seu estilo de vida para conseguir investir em ações todo mês.

Outro tipo de planejamento que você precisa fazer é o da sua estratégia de investimento. Quanto você pode investir por mês? Quais são os seus sonhos e de quanto vai precisar para realizá-los? Ter isso claro na sua mente com certeza vai te ajudar a montar um bom plano para permanecer firme investindo mensalmente.

Estude!

Se quer investir em ações, saiba que você precisará estudar sempre! Para mim, a partir do momento em que você investe nas ações de uma determinada empresa, você passa a ser sócio dela. Por isso, é importante fazer uma boa avaliação antes de fazer os seus investimentos. Também é necessário estar por dentro das notícias e novidades do mercado financeiro. No início, é interessante seguir as recomendações de quem já conhece do assunto. Depois de uma certa experiência e estudo, você vai começar a perceber o que funciona melhor. 

Como nós já sabemos, quanto maior o risco, maior o rendimento. E é claro que se existe o risco, existe uma chance de haver perda de dinheiro momentaneamente. Desse modo, é necessário conhecimento sobre o mercado para saber reconhecer tanto uma boa oportunidade, quanto o momento de tirar o time de campo. 

Para investir em ações é necessário sempre estudar e se atualizar.

Tenha paciência para investir em ações

Por ser um mercado que oscila bastante, para investir em ações é necessário ter paciência. Não se pode desistir no primeiro obstáculo. O tempo é um grande aliado do investidor. A curto prazo, pode parecer que seu dinheiro não está rendendo tanto. Mas pense a longo prazo e você verá que investir é realmente o melhor caminho para se chegar à tão sonhada independência financeira. Saiba também que, à medida que você for se tornando um investidor experiente, os seus resultados vão aparecer. 

Conclusão 

O tempo é muito benéfico para os investimentos em ações. Por isso, acredito que você deve começar o mais rápido possível. Eu sempre defendo que ter uma carteira de investimentos diversificada é muito importante. Sendo assim, o meu conselho é manter uma parte do seu patrimônio em investimentos mais seguros, como renda fixa, por exemplo. Mas tenha em mente que investir em ações é realmente muito importante. Então, a minha dica é: mesmo que você possua pouco dinheiro, faça investimentos financeiros variados mensalmente. 

Eu disponibilizei um livro digital com 7 passos para você investir na bolsa de valores, você pode baixar ele clicando aqui. E assista também esse vídeo onde responde algumas dúvidas que recebi sobre esse tema no e-mail.

Então, me conta nos comentários, você já começou a investir em ações?

Posts Relacionados

Cadernos e lápis para montar um planejamento financeiro

03

jan
Educação Financeira

Como criar um planejamento financeiro de sucesso para 2020?

O planejamento financeiro é uma das chaves do sucesso das suas finanças. É através dessa ferramenta que você pode realizar sonhos sem comprometer o seu patrimônio, e mudar a sua vida conquistando a tão desejada independência financeira. Grande parte das pessoas não se programa financeiramente porque acha que é muito complicado,  mas não é, e mesmo exigindo[…]