Homem usando o cartão de crédito para fazer compras online

Cartão de crédito: vilão ou aliado? Aprenda a usá-lo para o bem

O cartão de crédito pode ser um aliado e tanto no nosso dia a dia, mas se for mal utilizado, representa uma ameaça para a sua saúde financeira. A verdade é que estamos tão habituados a usar essa ferramenta, que se tornou algo comum. E pela facilidade que ele nos oferece, muitas pessoas não param para refletir sobre os próprios gastos, o que pode ser perigoso.

Uma pesquisa feita no ano passado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que 8 em cada 10 brasileiros devem no cartão. Isso mostra que falta educação financeira e planejamento na hora de comprar. Portanto, para ajudar você a usar melhor o cartão de crédito, vou mostrar os prós e contras dele e dar algumas dicas.

Vantagens do cartão de crédito

Mais segurança

Levar o seu cartão de crédito é bem mais seguro que andar por aí com dinheiro em espécie. Com o cartão, no caso de perda ou roubo, basta fazer o cancelamento por telefone ou até mesmo por aplicativo. Já no caso do dinheiro, não há muito o que ser feito. Além disso, o cartão pode ajudar com imprevistos. É claro que o ideal é ter uma reserva de emergência, mas nos momentos em que precisamos resolver o problema rapidamente, e o cartão pode ser uma mão na roda.

Organização financeira

Através do aplicativo do cartão de crédito você consegue ter acesso rápido aos seus últimos gastos e pode ver uma previsão da próxima fatura. Essa ferramenta é muito interessante para que você consiga se planejar e analisar os seus gastos antes de comprar alguma coisa que não seja de primeira necessidade.

Milhas aéreas 

A melhor maneira de acumular pontos e ganhar milhas aéreas é gastando no seu cartão de crédito. Para isso, você precisa, em primeiro lugar, ter um cartão com esse estilo de programa. Como o cartão da Latam Pass (antiga Multiplus), por exemplo, ou outros como o Nubank Rewards, Livelo, etc. Desse modo, quanto mais você gastar, mais pontos acumulados terá. E não necessariamente precisa trocar por passagens aéreas, mas também por outros tipos de produtos. Eu já fiz várias viagens de graça acumulando e resgatando meus pontos. 

Uma dica extra para acelerar o crescimento dos seus pontos é pagar seus boletos com o cartão de crédito. Para isso eu costumo usar os aplicativos da Recarga Pay, Mercado Pago e Picpay. Além de ser uma ótima forma de ganhar milhas, ainda ajuda a se organizar financeiramente, pois concentra todos os seus gastos em um só lugar. Eu tenho uma playlist com vários vídeo sobre milhas aéreas. E um vídeo onde explico direitinho como pagar boletos nesses aplicativos:

Desvantagens do cartão de crédito

Valor da anuidade

A anuidade é cobrada em parcelas, que vêm mensalmente na fatura. Existem prestadoras que cobram valores altíssimos, por isso você precisa ficar sempre atento e balancear se vale a pena pagar este preço em troca dos benefícios oferecidos. Se você concluir que não está valendo a pena, busque opções de cartão de crédito sem anuidade. Ou que, dependendo dos seus gastos não cobram anuidade –  como o da Latam Pass. E também é possível negociar e conseguir a isenção da anuidade. Expliquei como fazer isso nesse e-book.

Juros abusivos

Na hora de pagar a sua fatura, existem algumas possibilidades: pagar o total, pagar o valor mínimo, ou ainda parcelar essa quantia, caso não consiga arcar com o preço cheio. O problema é que os juros que já são altíssimos, estão cada vez maiores, representando mais de 300% ao ano. O que parece uma salvação naquele mês de aperto, pode acabar se transformando em uma bola de neve da qual será difícil sair. 

Compras por impulso

Comprar com o cartão de crédito é muito fácil, e por isso mesmo que pode ser tão perigoso. Às vezes ele pode nos causar uma falsa impressão de que temos dinheiro, porque temos aquele limite disponível. Existem aquelas pessoas que, na hora das compras, se deixam levar pela emoção e pelo calor do momento. Se esse for seu caso, o cartão pode acabar se transformando em um vilão. Cuidado!

Mão segurando um cartão de crédito vermelho em frente ao computador.
O cartão de crédito faz as compras parecerem mais fáceis, e no caso das lojas on-line, essa sensação se intensifica.

Dicas para usar o cartão de crédito

Procure desconto em pagamento à vista

Muitas vezes, quando as lojas anunciam um parcelamento em várias vezes “sem juros”, saiba que, na verdade, os juros já estão embutidos no valor à vista. Por isso, antes de fazer sua compra com cartão de crédito lembre-se sempre de perguntar se existe algum benefício para o pagamento no ato. Assim você pode conseguir um desconto significativo que fará diferença no final do mês. 

Controle é fundamental

Se você comprar mais do que deve e atrasar o pagamento ou precisar parcelar uma fatura, irá perder muito dinheiro pagando os juros dos cartões de crédito que são extremamente abusivos. E a única forma de evitar este transtorno é tendo autocontrole e organização financeira. É muito comum esquecer daquela compra que parcelamos em 10 vezes há alguns meses. Por isso, antes de fazer alguma compra, veja a previsão da fatura do próximo mês, e analise se a aquisição que você quer fazer realmente cabe no seu planejamento. 

Foque no que dá mais vantagens

Os programas de fidelidade permitem acumular pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e milhas aéreas. Parece bobagem, mas muitas pessoas não prestam atenção no tipo de vantagem que o seu cartão de crédito oferece e com isso acabam perdendo oportunidades de economizar. 

Se esse for o seu caso, ligue na sua operadora de cartão e tente negociar o máximo de benefícios possível. Além disso, aproveite também para tentar diminuir o valor da sua anuidade. Dependendo do seu relacionamento com o banco, tempo e gastos, isso é possível. Dê sempre prioridade ao que trouxer mais ganhos, já que hoje em dia o mercado possui várias opções com diversos benefícios para o cliente. 

Fuja das armadilhas

É muito fácil ser seduzido por promoções e achar que está fazendo um bom negócio só por ganhar algum desconto. Mas a realidade é que com este pensamento, muita gente acaba comprando coisas que não precisa. É melhor comprar algo que realmente terá utilidade com o preço cheio, do que comprar algo com 20% de desconto que ficará parado em seu armário.

Hoje em dia também é muito comum que as pessoas percam a mão nas compras pela internet. Afinal de contas, somos bombardeados a todo momento com anúncios mostrados especialmente para nós, baseados nas pesquisas que fazemos. Por isso é muito importante ter controle e ficar atento a todo e qualquer gasto, mesmo que pareça pequeno. Não se esqueça que o valor final da sua fatura também é a soma de cada cafezinho que você toma e de cada carro de aplicativo que você pega. Fique atento!

Créditos: Chapolin Sincero

Qual dessas dicas você mais gostou e qual irá colocar em prática? Escreve nos comentários!

All Comments:

Seu Comentário:

Posts Relacionados

30

abr
Educação Financeira

7 filmes e séries para você desenvolver uma mentalidade enriquecedora

São tantos acontecimentos e notícias que, em alguns momentos, o melhor que podemos fazer é tentar relaxar a mente. Sendo assim, no post de hoje resolvi compartilhar algumas indicações de filmes e séries que vão ajudá-los não só a relaxar, como a criar uma mentalidade enriquecedora. Então, além de tranquilizar, essas obras trazem ótimas reflexões sobre nossas […]

Mulher ruiva com máscara para representar organização financeira em tempos de coronavírus

02

abr
Educação Financeira

5 dicas de organização financeira em tempo de Coronavírus

Os efeitos do Coronavírus são em todas as áreas possíveis, e não seria diferente nas nossas finanças. Sendo assim, resolvi compartilhar aqui algumas dicas pontuais sobre organização financeira para esse período. Sei que será bem complicado para muitas pessoas, e nem sempre essas dicas vão ser suficientes para salvar você do vermelho nas dívidas. Mas espero que,[…]